Para o Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente é o conjunto de pessoas que vivem numa residência habitual, num determinado local, por um período de pelo menos um ano ou que chegaram durante os últimos 12 meses com a intenção de ali viverem durante esse tempo. Isto, independentemente, de estarem presentes ou ausentes no momento da observação. Esta definição considera a residência habitual como o local onde as pessoas vivem a maior parte do tempo, detêm os seus pertences ou têm a sua família. Estão aqui incluídas as pessoas em situação irregular ou indocumentadas, bem como requerentes de asilo e pessoas que tenham solicitado ou obtido, o estatuto de refugiado ou quaisquer outros tipos similares de proteção internacional, desde que satisfaçam os critérios de residência habitual no país.
Assentam no conceito censitário de população residente e são calculadas por sexo e idade, até ao nível de desagregação geográfica de município. O seu cálculo faz-se com base nas componentes demográficas natural e migratória, tendo por base informação de outras operações estatísticas do INE: nados-vivos, óbitos, estimativas da emigração e da imigração. Os movimentos migratórios, não estando sujeitos a registo direto em Portugal, são calculados a partir de informação proveniente de outras operações estatísticas do INE – Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída (IMMS) e Inquérito ao Emprego (IE) – que se assumem como fontes para estimar os fluxos migratórios anuais. Adicionalmente, são ainda utilizados os resultados do recenseamento da população mais recente e informação administrativa, nomeadamente da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA).
A diferença entre o número de nados-vivos e o número de óbitos num determinado período de tempo. Elementos do cálculo: Nados-vivos (NV - número de crianças que nascem vivas, de uma mãe residente no município, num determinado período temporal. Óbitos (Ob) - número de falecimentos de residentes no município no mesmo período. Fórmula: Saldo Natural (SN) = Nados-vivos (NV) - Óbitos (Ob).
A diferença entre o número de pessoas que passaram a residir no município – quer sejam provenientes de outro município ou de um país estrangeiro – e o número de pessoas que deixaram de residir nesse município, quer porque passaram a viver noutro município, quer porque emigraram.
É o rácio entre o número de idosos (população residente com 65 ou mais anos) e o número de jovens (população residente com menos de 15 anos).
É o rácio entre o número de pessoas em idade ativa (população residente entre 15 e 64 anos) e o número de idosos (população residente com 65 ou mais anos).